Na minha escola tem uma
biblioteca!!!
Projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá - GO,
nos meses de agosto a dezembro de 2012, a fim de melhorar o trabalho com a leitura nos anos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.
Coordenadora Geral do Projeto:
Cleidiane Sousa Firmino Vieira
Escolas Envolvidas:
Escola Municipal Adventista
Escola Municipal Adventista II
Escola Municipal Affonsina
Escola Municipal Ana Edith
Escola Municipal Hilda Gonçalves Trindade
Escola Municipal José Peixoto - (Sede)
Escola Municipal José Peixoto ( Extensão)
Escola Municipal Maria Catarina
Escola Municipal Pequeno Príncipe
Escola Municipal Lyra Machado
Ivanda Francisca Pinto Soares
Parceiros:
Lineu Olímpio de Souza
Prefeito Municipal
Nara Núbia de Cabral Pina
Secretária de Educação
Luciana da Silva Oliveira Castro
Superintendente do Ensino Fundamental e Educação Infantil
Maria Lúcia Geremias Rosa Campos
Maria de Fátima Arruda Lobo;
Lílian Cristiane Alves da Silva
Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal
Escola Municipal Affonsina
Escola Municipal Ana Edith
Escola Municipal Hilda Gonçalves Trindade
Escola Municipal José Peixoto - (Sede)
Escola Municipal José Peixoto ( Extensão)
Escola Municipal Maria Catarina
Escola Municipal Pequeno Príncipe
Escola Municipal Lyra Machado
Projeto na íntegra
JUSTIFICATIVA
Pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do fato estético. O que
são as palavras dormindo num livro? O que são esses símbolos mortos? Nada,
absolutamente. O que é um livro se não o abrimos? Simplesmente um cubo de papel
e couro, com folhas; mas se o lemos acontece algo especial, creio que muda a
cada vez.
Jorge Luís
Borges
Pensar sobre a importância da biblioteca escolar hoje para o processo de
ensino-aprendizagem constitui repensar a própria prática de leitura na escola.
Isso porque sabe-se que a biblioteca guarda os mais diversos tipos de livros e
que, teoricamente, estão todos à disposição do aluno sempre quando precisar. No
entanto, nem sempre é isso que de fato
acontece.
No cotidiano escolar, percebemos a pouca (ou nenhuma) utilização da
biblioteca como espaço educativo e informacional que promove leituras,
análises, debates e encontros entre livros e indivíduos. A biblioteca, não
raras vezes, é palco de punições. Basta um aluno atrapalhar a aula de um
professor que logo é enviado, sem aviso prévio, à biblioteca ou à sala de
leitura. Por isso, é de suma importância que repensemos o papel da biblioteca
dentro da escola e sua significação.
Alguns professores exigem que os alunos que não estão em sala de aula
sejam castigados na biblioteca. Essa postura contribui para fazer da biblioteca
a grande vilã da escola.
Neste sentido a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de
Jaraguá pensou em desenvolver um projeto que despertasse nas crianças o o gosto
pela leitura, levando-as a conhecer e frequentar a biblioteca de sua escola,
mostrando aos alunos e as demais pessoas interessadas da comunidade escolar, a
extensa variedade de livros que existem em nossa cultura.O intuito está na
formação de leitores a partir do estímulo à leitura dos mais diversos tipos de
textos. Acredita-se que se aprende a ser leitor lendo, construindo opinião e
gosto literário, refletindo sobre a função de cada texto, utilizando-o na vida
e na construção de conhecimento do mundo.
O projeto deverá atender aos
alunos de 1º ao 2º ano na biblioteca, com agendamento prévio.
O gênero a ser estudado será de acordo com as habilidades previstas na
matriz curricular de cada ano/série do
Projeto Aprendizagem.
OBJETIVOS
·
Despertar
o gosto e o prazer pela leitura nos anos iniciais escolares;
·
Desenvolver
o projeto de leitura com as turmas de 1º ao 2º ano do Ensino Fundamental;
·
Levar
a Literatura brasileira ao conhecimento das crianças, demonstrando a
importância da leitura, ajudando-as a perceber o quanto podem aprender de forma
prazerosa;
·
Estimular
o interesse pela leitura.
Desenvolvimento do trabalho:
1
– Visita à biblioteca para conhecê-la;
2-
Executar atividades que levem ao conhecimento dos alunos o que existe na
biblioteca como: contação de
histórias, rodas de leitura, cirandas, concursos de poesias, contos e crônicas,
encontros com escritores, ilustradores e especialistas em literatura. É
importante também levar os alunos a visitar bibliotecas públicas e livrarias.
Isso possibilita a reflexão acerca da organização do acervo, da multiplicidade
de autores e estilos e do zelo pelo material da biblioteca, bem como a conduta
de liberdade e respeito dentro dela.
3-
Produção de texto (com o tema: Na Minha Escola tem uma Biblioteca!)
Durante
o desenvolvimento das atividades citadas, deverão ser levados em consideração
os seguintes direitos imprescritíveis do leitor:
1) O direito de não ler.
2) O direito de pular páginas.
3) O direito de não terminar um livro.
4) O direito de reler.
5) O direito de ler qualquer coisa.
6) O direito ao bovarismo (doença textualmente transmissível).
7) O direito de ler em qualquer lugar.
8) O direito de ler uma frase aqui e outra ali.
9) O direito de ler em voz alta.
10) O direito de calar.
ESTRATÉGIAS
A Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação apresentará em
uma reunião o Projeto para os gestores de cada Unidade Escolar, onde estes
ficarão incubidos de repassarem o mesmo aos responsáveis pelo desenvolvimento
em sua Unidade de Ensino.
ACOMPANHAMENTO
Visando um melhor acompanhamento dos objetivos e metas de trabalho da
Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, atualmente ela está
organizada da seguinte forma:
Superintendente de Ensino – Luciana da Silva Oliveira Castro
Educação Infantil: Maria Lúcia Geremias Rosa Campos
1° e 2° ano – Ivanda Francisca Pinto Soares
3° ano , laboratório de informática e biblioteca: Cleidiane Sousa
Firmino Vieira;
4° e 5° ano: Maria de Fátima Arruda Lobo;
Todas as turmas da Zona rural – Lílian Cristiane Alves da Silva
Nesse sentido, cada Coordenadora Pedagógica terá autonomia para
desenvolver sua linha de trabalho desenvolvendo a temática de acordo com as
necessidades e habilidades de cada turma acompanhando no decorrer do mesmo as
turmas de sua responsabilidade.
AVALIAÇÃO
A atividade: Produção de texto (com o tema: Na
Minha Escola tem uma Biblioteca!) será o produto final do Projeto, o qual será
avaliado pela comissão julgadora organizada pela Equipe Pedagógica da
Secretaria Municipal de Educação.
CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES
ATIVIDADES
|
MÊS
|
Apresentação do
Projeto à equipe gestora
|
agosto
|
Apresentação do
Projeto à Comunidade Escolar pela equipe gestora
|
agosto
|
Atividades na
biblioteca
|
setembro a novembro
|
Entrega da Produção
de texto à equipe organizadora
|
novembro
|
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