terça-feira, 30 de outubro de 2012

PROJETO LEITURA


Na minha escola tem uma biblioteca!!!

Projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá - GO,
nos meses de agosto a dezembro de 2012, a fim de melhorar o trabalho com a leitura nos anos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.

Coordenadora Geral do Projeto:
Ivanda Francisca Pinto Soares
 
Parceiros:
Lineu Olímpio de Souza

Prefeito Municipal

Nara Núbia de Cabral Pina
Secretária de Educação

Luciana da Silva Oliveira Castro
Superintendente do Ensino Fundamental e Educação Infantil
 

Maria Lúcia Geremias Rosa Campos
Cleidiane Sousa Firmino Vieira
Maria de Fátima Arruda Lobo;
Lílian Cristiane Alves da Silva

Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal


Escolas Envolvidas:

Escola Municipal Adventista

Escola Municipal Adventista II
Escola Municipal Affonsina
Escola Municipal Ana Edith
Escola Municipal Hilda Gonçalves Trindade

Escola Municipal José Peixoto - (Sede)
Escola Municipal José Peixoto ( Extensão)
Escola Municipal Maria Catarina
Escola Municipal Pequeno Príncipe
Escola Municipal Lyra Machado


Projeto na íntegra


JUSTIFICATIVA

Pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do fato estético. O que são as palavras dormindo num livro? O que são esses símbolos mortos? Nada, absolutamente. O que é um livro se não o abrimos? Simplesmente um cubo de papel e couro, com folhas; mas se o lemos acontece algo especial, creio que muda a cada vez.
Jorge Luís Borges
Pensar sobre a importância da biblioteca escolar hoje para o processo de ensino-aprendizagem constitui repensar a própria prática de leitura na escola. Isso porque sabe-se que a biblioteca guarda os mais diversos tipos de livros e que, teoricamente, estão todos à disposição do aluno sempre quando precisar. No entanto,  nem sempre é isso que de fato acontece.
No cotidiano escolar, percebemos a pouca (ou nenhuma) utilização da biblioteca como espaço educativo e informacional que promove leituras, análises, debates e encontros entre livros e indivíduos. A biblioteca, não raras vezes, é palco de punições. Basta um aluno atrapalhar a aula de um professor que logo é enviado, sem aviso prévio, à biblioteca ou à sala de leitura. Por isso, é de suma importância que repensemos o papel da biblioteca dentro da escola e sua significação.
Alguns professores exigem que os alunos que não estão em sala de aula sejam castigados na biblioteca. Essa postura contribui para fazer da biblioteca a grande vilã da escola.


Neste sentido a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá pensou em desenvolver um projeto que despertasse nas crianças o o gosto pela leitura, levando-as a conhecer e frequentar a biblioteca de sua escola, mostrando aos alunos e as demais pessoas interessadas da comunidade escolar, a extensa variedade de livros que existem em nossa cultura.O intuito está na formação de leitores a partir do estímulo à leitura dos mais diversos tipos de textos. Acredita-se que se aprende a ser leitor lendo, construindo opinião e gosto literário, refletindo sobre a função de cada texto, utilizando-o na vida e na construção de conhecimento do mundo.
 O projeto deverá atender aos alunos de 1º ao 2º ano na biblioteca, com agendamento prévio.
O gênero a ser estudado será de acordo com as habilidades previstas na matriz  curricular de cada ano/série do Projeto Aprendizagem.

OBJETIVOS
·      Despertar o gosto e o prazer pela leitura nos anos iniciais escolares;
·      Desenvolver o projeto de leitura com as turmas de 1º ao 2º ano do Ensino Fundamental;
·      Levar a Literatura brasileira ao conhecimento das crianças, demonstrando a importância da leitura, ajudando-as a perceber o quanto podem aprender de forma prazerosa;
·      Estimular o interesse pela leitura.




Desenvolvimento do trabalho:
1 – Visita à biblioteca para conhecê-la;
2- Executar atividades que levem ao conhecimento dos alunos o que existe na biblioteca como: contação de histórias, rodas de leitura, cirandas, concursos de poesias, contos e crônicas, encontros com escritores, ilustradores e especialistas em literatura. É importante também levar os alunos a visitar bibliotecas públicas e livrarias. Isso possibilita a reflexão acerca da organização do acervo, da multiplicidade de autores e estilos e do zelo pelo material da biblioteca, bem como a conduta de liberdade e respeito dentro dela.
3- Produção de texto (com o tema: Na Minha Escola tem uma Biblioteca!)
Durante o desenvolvimento das atividades citadas, deverão ser levados em consideração os seguintes direitos imprescritíveis do leitor:
1) O direito de não ler.
2) O direito de pular páginas.
3) O direito de não terminar um livro.
4) O direito de reler.
5) O direito de ler qualquer coisa.
6) O direito ao bovarismo (doença textualmente transmissível).
7) O direito de ler em qualquer lugar.
8) O direito de ler uma frase aqui e outra ali.
9) O direito de ler em voz alta.
10) O direito de calar.
ESTRATÉGIAS
A Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação apresentará em uma reunião o Projeto para os gestores de cada Unidade Escolar, onde estes ficarão incubidos de repassarem o mesmo aos responsáveis pelo desenvolvimento em sua Unidade de Ensino.
ACOMPANHAMENTO
Visando um melhor acompanhamento dos objetivos e metas de trabalho da Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, atualmente ela está organizada da seguinte forma:
Superintendente de Ensino – Luciana da Silva Oliveira Castro
Educação Infantil: Maria Lúcia Geremias Rosa Campos
1° e 2° ano – Ivanda Francisca Pinto Soares
3° ano , laboratório de informática e biblioteca: Cleidiane Sousa Firmino Vieira;
4° e 5° ano: Maria de Fátima Arruda Lobo;
Todas as turmas da Zona rural – Lílian Cristiane Alves da Silva
Nesse sentido, cada Coordenadora Pedagógica terá autonomia para desenvolver sua linha de trabalho desenvolvendo a temática de acordo com as necessidades e habilidades de cada turma acompanhando no decorrer do mesmo as turmas de sua responsabilidade.
AVALIAÇÃO
 A atividade: Produção de texto (com o tema: Na Minha Escola tem uma Biblioteca!) será o produto final do Projeto, o qual será avaliado pela comissão julgadora organizada pela Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
ATIVIDADES
MÊS
Apresentação do Projeto à equipe gestora
agosto
Apresentação do Projeto à Comunidade Escolar pela equipe gestora
agosto
Atividades na biblioteca
setembro a novembro
Entrega da Produção de texto à equipe organizadora
novembro


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