JARAGUÁ: Minha Escola, Meu Bairro
Projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá - GO, nos meses de agosto a dezembro de 2012, a fim de trabalhar o bairro das escolas municipais urbanas o qual estão inseridas, por meio da memória oral dos moradores antigos, fotografias e registros disponíveis nos anos do 3º e/ou 4º e/ou 5º ano do Ensino Fundamental.
Cleidiane Sousa Firmino Vieira
Parceiros:
Lineu Olímpio de Souza
Prefeito Municipal
Nara Núbia de Cabral Pina
Secretária de Educação
Luciana da Silva Oliveira Castro
Superintendente do Ensino Fundamental e Educação Infantil
Maria Lúcia Geremias Rosa Campos
Ivanda Francisca Pinto Soares
Maria de Fátima Arruda Lobo;
Lílian Cristiane Alves da Silva
Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal
João Luiz das Graças Soares
Presidente do Conselho Consultivo Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Jaraguá
Caio Cezar Alves Bravo
Conselheiro do Conselho
Patrocinadores:
Nara Núbia de Cabral Pina
Secretária Municipal de Educação
Jovano Galego
Gaspar Gonçalves da Costa
Sebastião Martins Arruda
José Fernando Soares Pereira
Escola Municipal Affonsina
Escola Municipal Ana Edith
Escola Municipal Hilda Gonçalves Trindade
Escola Municipal José Peixoto - (Sede)
Escola Municipal José Peixoto ( Extensão)
Escola Municipal Maria Catarina
Escola Municipal Pequeno Príncipe
Escola Municipal Lyra Machado
Projeto na íntegra:
Tema: Jaraguá: Minha Escola, Meu Bairro
Público a ser envolvido – Alunos do Ensino Fundamental– 3º ano
Mídias a serem utilizadas – mídia impressa (livros, jornais e revistas) memória dos moradores antigos, fontes históricas e computador.
Atores–alunos, professores da série/ano, professor, coordenador, gestor da unidade, Secretaria Municipal de Educação, pais e comunidade escolar.
Objetivo geral:
· Contribuir para que o aluno possa situar-se no mundo como um ser histórico, a partir da compreensão de que todas as pessoas são responsáveis pela construção e reconstrução histórica.
· Refletir sobre a historicidade como um processo que se renova a cada dia.
Interessar-se pela cultura local e participar dela.
Interessar-se pela cultura local e participar dela.
Objetivo Específico:
· -Pesquisar a história do bairro por meio da memória oral dos moradores mais antigos.
· Pesquisar a história de alguns monumentos históricos do bairro por meio da memória oral dos moradores mais antigos, e/ou outras fontes.
· -Integrar a escrita e a imagem como formas de organização das informações pesquisadas e socialização do conhecimento.
· -Desenvolver a atitude de colaboração.
· -Desenvolver estudos sobre o passado da localidade, identificando as mudanças e as permanências nos hábitos, nas relações de trabalho, na organização urbana ou rural do bairro no qual está inserida a escola.
· - Esclarecer os alunos sobre a importância da integração do texto e as imagens escolhidas na pesquisa.
· - Desenvolver o domínio de ferramentas (editor de textos, navegação na internet, manuseio de figuras).
· - Utilizar a internet como uma das fontes de pesquisa e enriquecimento curricular.
Justificativa
Mediante a Resolução do CEE/GO 258/2005 o Ensino Fundamental foi ampliado de 8 para 9 anos, implementando Diretrizes Curriculares para a Educação Básica. Desta forma as Escolas passaram a ter um referencial mínimo, a nível estadual, a ser seguido durante o ano letivo, constando-se de conteúdos e habilidades por disciplina para cada série/ano, sendo elaboradas estas em consonância com os PCNs. No que se refere à disciplina de História para o Ensino Fundamental no 3ºe 4º ano um dos eixos temáticos é a “História local e do cotidiano", abordando a história do bairro, sendo um desafio para os professores, uma vez que as bibliotecas da escola e da cidade dispõem de poucas fontes históricas sobre os mesmos.
Nesse contexto, pensando nas necessidades e reinvidicações dos professores destes anos, a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá, resolveu desenvolver esse projeto de pesquisa sobre a História dos bairros das escolas da cidade, visando promover uma ampla pesquisa histórico-cultural desses bairros de Jaraguá. Através desse projeto os alunos iniciarão seus estudos históricos no presente, através da identificação das diferenças e das semelhanças existentes entre eles, suas famílias e a comunidade do entorno escolar. Com os dados do presente, a proposta é que desenvolvam estudos do passado, identificando mudanças e permanências nas organizações familiares, grupos comerciais, bem como a organização urbana ou rural do bairro e sua diversidade. O uso das TIC, nesse projeto, permitirá a exploração das tecnologias existentes na escola, possibilitando novas possibilidades de seu uso ,com o objetivo de socializar a todos os professores as vantagens e benefícios desses equipamentos como estratégia de enriquecimento curricular , na gestão de pesquisa.
Conhecer a história de lugares significativos em nossa vida permite reconhecer que somos parte dessa história. Além disso, aprofunda os conhecimentos já construídos a respeito das mudanças que ocorreram em nossa cidade, em função dos avanços tecnológicos, do modo como os agrupamentos humanos ocuparam o espaço urbano, das necessidades e anseios das pessoas para responder a diferentes demandas. Conhecer as mudanças relacioná-las ao momento em que ocorreram identificar algumas de suas causas é também perceber como a história interfere em nossas vidas.
O uso de fontes vivas, através do depoimento de antigos moradores, como forma de conhecer melhor o bairro em outros tempos, relacionando essas informações a outras (a partir de fotos e textos escritos) permite ampliar a visão dos alunos do que seja uma pesquisa histórica, reconhecendo a importância de tais depoimentos e seus autores. A partir dessas fontes, temos a possibilidade de uma dimensão mais humana e afetiva na compreensão das diversas mudanças ocorridas através do tempo no espaço que nos rodeia.
Esta pesquisa contará com a participação dos alunos do 3º e 4º ano das escolas municipais que irão colaborar na coleta de dados históricos e na elaboração de textos. O resultado do trabalho deverá ser a publicação de um material impresso e a produção de documentários a serem distribuídos às bibliotecas das escolas municipais de Jaraguá e ao museu da Casa do Padre São Silvestre, assim como na criação de um blog na rede social e a construção de maquetes sobre os bairros em que está localizada cada escola municipal. Desta forma, este projeto é de suma importância, uma vez que se elaborará um riquíssimo material de fonte histórica, contribuindo para a difusão do conhecimento sobre a cidade de Jaraguá, desenvolvendo nos alunos seu espírito de patriotismo e cidadania e ainda facilitando as pesquisas de qualquer usuário que se interesse pelo tema.
Cronograma de Atividades na Sala de Aula
1-No primeiro momento o professor regente da sala fará um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a cidade de Jaraguá e especificamente sobre o bairro em que está inserida a escola, abordando as principais ruas, os principais pontos comerciais, pontos históricos, os moradores mais antigos, o limite do bairro, problemas ambientais, ou sociais. À medida que os alunos forem falando a professora registrará no quadro. A professora perguntará se eles conhecem outras informações que podem ser acrescentadas às do quadro, se não houver nenhuma outra contribuição, então a mesma proporá outras atividades para aumentar seus conhecimentos sobre a história do bairro. Nesse sentido: É importante que as aulas iniciem com os conhecimentos que a criança já traz para a escola, incentivando-a a aprofundar o seu saber a partir do que já conhece, mesmo que, em alguns casos, os conceitos iniciais sejam inadequados e se modifiquem. (BORGES e MORAES,1998, p.16)
Para fechar esta discussão prévia, o professor pedirá às crianças para fazerem um texto em grupo, “o que eu sei do meu bairro”.
Dessa forma o professor poderá problematizar situações dando subsídios ao aluno para que este reflita, e é neste momento que ocorre o estabelecimento de relações de suas próprias concepções com as novas;
Para fechar esta discussão prévia, o professor pedirá às crianças para fazerem um texto em grupo, “o que eu sei do meu bairro”.
Dessa forma o professor poderá problematizar situações dando subsídios ao aluno para que este reflita, e é neste momento que ocorre o estabelecimento de relações de suas próprias concepções com as novas;
2-No segundo momento a professora fará um levantamento dos moradores mais antigos do bairro e conversará com as crianças sobre uma entrevista, construindo o questionário com as crianças.
3. Os alunos farão entrevistas com moradores locais, os mais antigos que encontrarem, construindo dados sobre a história do bairro por meio das memórias dos moradores. Os alunos deverão durante as entrevistas conseguirem emprestados documentos, fotografias e objetos que recontem as memórias dos participantes. No caso de utilizar fotografias de pessoas, deverão solicitar autorização por escrito para "uso da imagem em um projeto escolar e publicação on line".
4- Os alunos juntamente com o professor escolherão um ou mais, ( até cinco) dos entrevistados para uma entrevista coletiva. Para isso discutirá com as crianças como convidará a pessoa para ser entrevistada, se por carta ou pessoalmente. Caso opte pela carta. A professora então retomará o conteúdo correspondência falando sobre os tipos de correspondência e os elementos constitutivos da correspondência. Após relembrar o conteúdo, os alunos com ajuda da professora construirão coletivamente uma carta.
Na sequencia fará o planejamento da entrevista coletiva na escola. Elaborarão as questões a serem feitas aos entrevistados. Entregar aos entrevistados com antecedência para que possam se preparar para as respostas. Em seguida escolher a comissão de alunos que irão receber os convidados, discutindo a melhor maneira de recebê-los.
Em relação à Entrevista com antigos moradores e outras fontes vale ressaltar que: Pesquisar na comunidade quem são os antigos moradores(envolvendo os alunos nessa tarefa) e convidá-los a comparecer à escola para que tragam seus depoimentos é uma forma de propiciar aos estudantes uma maior compreensão de como era o bairro, quais as principais transformações por que passou, quais os motivos que levaram a tais mudanças, além de conhecer como era a vida antigamente, como as pessoas se divertiam, como se locomoviam de um lugar a outro, quais os principais problemas que enfrentavam. Ao mesmo tempo em que acompanha de maneira respeitosa o relato de uma pessoa que traz informações tão ricas, comparam o modo de vida do passado com o atual, percebem o que permaneceu e o que mudou (por exemplo, pode ser que no depoimento seja colocado que antigamente as pessoas não tinham tanta preocupação com a segurança de suas casas, que era comum que as portas permanecessem destrancadas, o que hoje não se mantém. Por outro lado, pode-se constatar que algumas coisas permanecem, como o uso da praça no final de semana, como espaço de lazer).
Outro dado que é interessante explorar nesse momento refere-se à escola: perguntar ao convidado se ela sempre esteve lá, se o entrevistado lembra de que existia antes da construção do prédio da escola? Este prédio já teve outra função? A escola sempre foi assim ou passou por reformas?
Antes da chegada do visitante, é interessante orientar os alunos a ouvir atentamente o que o convidado tem para nos contar. Além disso, organizar algumas perguntas, que os próprios alunos se encarregarão de propor torna a atividade mais produtiva.
Deve haver um cuidado especial ao se elaborar as questões a serem feitas aos moradores locais para evitar respostas curtas e evasivas ( sim, não ), procurando elaborar questões que exijam interpretação. Ex: Explique como era o namoro na época de sua juventude em relação aos dias atuais.
Quanto mais depoimentos como este os alunos tiverem oportunidade de acompanhar, mais rico se torna esse trabalho, uma vez que podem perceber que quando aprendem a partir de fontes orais é comum que aconteçam contradições entre os relatos, que estes são menos objetivos que as fontes oficiais de informação, mas por outro lado, permitem conhecer melhor os vários sentimentos, os vários pontos de vista que sobre um único assunto as pessoas construíram. Permite perceber que a história tem vários interlocutores, e as versões de um mesmo acontecimento podem guardar grandes diferenças entre si, sem que seja possível (nem necessário) saber qual é a certa.
Além da entrevista, aprender sobre a história do bairro também pode se dar através de fontes materiais: fotos, aquarelas ou desenhos que mostrem cenas antigas do bairro, objetos que eram usados antigamente, documentos escolares (boletins e carteirinhas onde se anotava a presença) também permitem visualizar as mudanças em relação à realidade atual.
5. Cada grupo elaborará um texto coletivamente a partir das histórias dos depoentes citando as fontes de informação.
6.No laboratório de informática da escola, usando um scaner, digitalizarão as fotografias e documentos que quiserem inserir no texto , fotografando os objetos. As imagens serão salvas em formato jpg.
7- O professor poderá agendar com o transporte escolar, um ônibus para conhecerem o bairro e o limite físico do mesmo, analisando os pontos comerciais, históricos, praça, a linha de fronteira...
Sugerimos que se organize um passeio pelo bairro, saindo da escola em direção a algum lugar conhecido dos moradores da região (uma praça, uma igreja, um prédio público). No percurso, orientar os alunos para que observem atentamente o que existe no caminho (residências, comércio, áreas verdes), o estado de preservação e o trânsito nas ruas (pavimentadas ou não, limpas ou não, movimentadas ou calmas), as condições para os pedestres etc.
Antes desta saída, é interessante que o professor mostre aos alunos um mapa ou croqui que representa o percurso que será feito, assinalando alguns dos pontos de referência por onde se passará. Conversar sobre este mapa, saber se conhecem ou não os pontos indicados, além de ser uma forma de antecipar como será o passeio, também favorece que os alunos aprendam a se localizar no espaço utilizando essas representações. Sugerimos que cada aluno tenha este mapa durante o passeio e, à medida que passem por pontos importantes no trajeto, localizem-nos no mapa.
Durante o passeio é interessante registrar de alguma maneira o que vêem: podem levar uma máquina fotográfica ou fazer desenhos a lápis. Além disso, recorrer constantemente ao mapa para saber decidir como prosseguir para chegar ao destino combinado, verbalizar e pedir aos alunos que também o façam se é preciso seguir em frente, virar à direita ou esquerda permite que os alunos se familiarizem com estas noções espaciais.
Após o passeio vem o momento de trocar impressões e anotar algumas observações. Esta tarefa é facilitada se algumas perguntas orientarem a conversa. É importante que os alunos conheçam essas perguntas antes do passeio, pois lhes indica para onde é preciso direcionar sua atenção. As perguntas que sugerimos são as seguintes:
• No percurso realizado há mais imóveis residenciais ou comerciais?
• As moradias compõem-se principalmente de residências luxuosas, médias ou mais humildes?
• Encontramos áreas verdes em nosso caminho? Em que estado de conservação?
• As ruas estão bem pavimentadas? Há um tráfego intenso de veículos?
• As condições para que fizéssemos o passeio foram boas (estado das calçadas, facilidade para atravessar ruas etc.)?
Após o passeio vem o momento de trocar impressões e anotar algumas observações. Esta tarefa é facilitada se algumas perguntas orientarem a conversa. É importante que os alunos conheçam essas perguntas antes do passeio, pois lhes indica para onde é preciso direcionar sua atenção. As perguntas que sugerimos são as seguintes:
• No percurso realizado há mais imóveis residenciais ou comerciais?
• As moradias compõem-se principalmente de residências luxuosas, médias ou mais humildes?
• Encontramos áreas verdes em nosso caminho? Em que estado de conservação?
• As ruas estão bem pavimentadas? Há um tráfego intenso de veículos?
• As condições para que fizéssemos o passeio foram boas (estado das calçadas, facilidade para atravessar ruas etc.)?
Após o passeio é interessante que os alunos organizem um pequeno texto em que descrevem seu bairro para uma pessoa que não o conhece. Além da oportunidade de escrever um texto descritivo, esta também é uma forma de sistematizar aquilo que os alunos observaram.
Pesquisa em textos:
Depois do passeio, pode-se fazer uma consulta a registros escritos que abordem a história da escola (na própria secretaria ou em outros órgãos): há quanto tempo ela existe? O que funcionava antes naquele espaço? Quais as mudanças por que passou a escola?
8- Os alunos farão cartazes comparando a escola e o bairro hoje e antigamente.
9- Os alunos serão divididos em grupo para construírem uma maquete do bairro.
10- Os alunos em grupo farão uma pesquisa sobre os principais pontos do bairro, pode ser relacionado com: turismo, lazer, monumento histórico, comércio, praça, ruas, igrejas,...
11- Os alunos farão um texto relatando suas pesquisas sobre esses pontos do bairro com ilustração.
12. Criação de um Blog para socializar as memórias dos moradores do bairro, a publicação de textos diversos dos alunos: expressão de opiniões, poesias, narrativas, relatórios sobre o projeto, além da publicação de fotos e vídeos.
Período de realização: agosto a novembro.
Modelo de questionário aos moradores antigos entrevistados:
1 – Lembra como era o bairro antigamente? Quais as principais mudanças que ocorreram?
2 – O que o bairro conseguiu melhorar nas últimas décadas?
3 – Possui alguma fotografia que retrata o bairro antigamente?
4 – Quais os aspectos do passado que permanecem atualmente no bairro?
5 – O que você acha que tem de melhor em seu bairro?
6 – O que você gostaria que melhorasse no bairro?
7 – Possui algum objeto antigo em casa que poderia trazer para a escola para uma exposição sobre história do bairro?
8 – Gostaria que seu filho(a) participasse de um documentário sobre a história do seu bairro? Por quê?
9 – Acha importante que as crianças ajudem a escrever a história do bairro? Por quê?
10 – Deixe uma mensagem de esperança num futuro melhor para as crianças.
ESTRATÉGIAS
A Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação apresentará em uma reunião o Projeto para os gestores de cada Unidade Escolar, onde estes ficarão incumbidos de repassarem o mesmo aos responsáveis pelo desenvolvimento em sua Unidade de Ensino.
ACOMPANHAMENTO
Visando um melhor acompanhamento dos objetivos e metas de trabalho da Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, atualmente ela está organizada da seguinte forma:
Superintendente de Ensino – Luciana da Silva Oliveira Castro
Educação Infantil: Maria Lúcia Geremias Rosa Campos
1° e 2° ano –Ivanda Francisca Pinto Soares
3° ano , laboratório de informática e biblioteca: Cleidiane Sousa Firmino Vieira;
4° e 5° ano: Maria de Fátima Arruda Lobo;
Todas as turmas do meio rural – Lílian Cristiane Alves da Silva
Nesse sentido, cada Coordenadora Pedagógica terá autonomia para desenvolver sua linha de trabalho desenvolvendo a temática de acordo com as necessidades e habilidades de cada turma acompanhando no decorrer do mesmo as turmas de sua responsabilidade.
AVALIAÇÃO
Durante o desenvolvimento até ao fechamento do Projeto, os professores do 3° ano de cada Unidade de Ensino deverão sintetizar as atividades desenvolvidas em alguns elementos, tais como:
1° - UM DOCUMENTÁRIO ESCRITO E ILUSTRADO DO BAIRRO, POSTADO EM UM BLOG DA ESCOLA (em que contem a história do bairro, sem deixar de incluir as informações que aprenderam na pesquisa em fontes escritas e a partir do relato das pessoas que contribuíram para o estudo. Este texto pode ser enriquecido com diversos registros visuais (fotos, desenhos, vídeos);
O documentário deve abranger no mínimo:
Origem e transformações do bairro, listando os principais fatos ocorridos numa sequencia cronológica, estabelecendo diferenças e semelhanças na paisagem, no modo de vida e produção das pessoas, no passado e no presente ou seja que mostre a evolução do bairro antes e hoje;
Fazer uma análise crítica, identificando os problemas no bairro especialmente no que se refere à saúde, meio ambiente e cidadania.
Este material será de grande repercussão, uma vez que estará disponível no ambiente virtual, apoiando a pesquisa do educando e de qualquer usuário e ainda contribuindo para a expansão e difusão da cultura local.
2° – MAQUETE DO BAIRRO – Trabalho feito pelos alunos de cada Unidade Escolar, para exposição e explanação à comunidade escolar.
3º POESIA – trabalho individual feito pelos alunos, onde cada Unidade Escolar escolherá três melhores redações para ser entregue à Comissão organizada pela Equipe da Secretaria Municipal de Educação, conforme regulamento a divulgar.
Tema: Jaraguá: Minha Escola, Meu Bairro
ATIVIDADES
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MÊS
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Apresentação do Projeto à equipe gestora
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agosto
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Apresentação do Projeto à Comunidade Escolar pela equipe gestora
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agosto
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Atividades em sala de aula: Entrevistas, recolhimento e análise das fontes históricas, visita in locu, fotografias, vídeos...
(Documentário escrito e digitado)
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agosto a novembro
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Maquete do bairro
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outubro
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Documentário postado no blog
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novembro
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Poesia
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novembro
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Escola Municipal Adventista II - Bairro Vila Natalina
Escola Municipal Affonsina - Bairro Feliz
Escola Municipal Ana Edith - Bairro Ana Edith
Escola Municipal Hilda Gonçalves Trindade - Bairro Primavera I, II e III
Escola Municipal José Peixoto - (Sede) - Bairro Jardim Atlântico
Escola Municipal José Peixoto ( Extensão) - Bairro Central
Escola Municipal Maria Catarina - Bairro Vila Colombo
Escola Municipal Pequeno Príncipe - Vila São José e bairro circunvizinhos: Santa Fé, Rio Vermelho
Escola Municipal Lyra Machado - Bairro Morada Nova I, II e III
REGULAMENTO
Os alunos do 3º ano da rede municipal de ensino da cidade de Jaraguá estão convidados a participar do Concurso de Redação do Projeto em desenvolvimento: Jaraguá, minha escola, meu bairro. O concurso é realizado pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e tem como objetivo primordial contribuir para que o aluno possa situar-se no mundo como um ser histórico, a partir da compreensão de que todas as pessoas são responsáveis pela construção e reconstrução histórica.
Além de estimular a pesquisa, a investigação de fontes históricas, o concurso se destina também a revelar novos talentos.
Artigo 1 - Poderão participar os alunos regularmente matriculados no 3º ano da rede municipal de ensino em Jaraguá.
Artigo 2 - Na etapa do concurso (a de produção das redações), os professores serão os responsáveis por apresentar o tema aos alunos, bem como divulgar entre eles as datas a serem cumpridas. Os próprios professores farão as correções das redações, classificando duas (2) por turma e encaminhando-as para a coordenação de sua escola. A escola se encarregará de classificar a melhor redação (1) e a encaminhará para a sede da Secretaria Municipal de Educação (Av. Tubertino Rios, nº 367, Setor Central, CEP. 73.330.000 Jaraguá – Goiás).
Parágrafo 1º - Para a escolha dos melhores textos, os critérios de avaliação devem levar em conta:
Ortografia;
Concordância verbal e gramatical;
Capacidade de organização do pensamento;
Originalidade e pertinência em relação ao tema proposto.
OBS: Estarão desclassificadas redações com menos de 15 linhas e com mais de 30 linhas.
Gênero Textual Livre.
Parágrafo 2o - No cabeçalho da redação devem constar o nome da escola, , o nome completo do aluno, a série a que pertence, o endereço do aluno e telefone, o nome completo do professor com telefone para contato.
Parágrafo 3o - Os alunos NÃO devem adotar o tema do Projeto “Jaraguá: Minha Escola, Meu Bairro”como título de suas redações. Deverão ser incentivados também a produzir um título para sua redação.
Parágrafo 4o - Antes de entregar as redações à coordenação da escola, os professores devem fazer a correção das redações entregues por seus alunos. Redações com erros ortográficos, gramaticais e outros devem ser devolvidas aos alunos para serem refeitas. Esse quesito atende um dos principais critérios do concurso, que é colaborar para a melhoria da competência da escrita.
Artigo 3 - Fica estabelecido que as redações devam ser redigidas à mão, sem datilografia ou digitação. Os originais manuscritos deverão ser enviados à Comissão de Seleção do concurso na Secretaria Municipal de Educação.
Artigo 4 - A premiação do Concurso de Redação do Projeto em desenvolvimento: Jaraguá, minha escola, meu bairro, será SOMENTE para o aluno classificado em 1º lugar;
Observação:
1 - O professor do aluno vencedor em primeiro lugar, também receberá um prêmio.
Artigo 7 -CALENDÁRIO
ATÉ 14 DE NOVEMBRO
Prazo para o envio dos resultados e dos originais das redações vencedoras. As redações deverão ser entregues manuscritas, redigidas de próprio punho pelos alunos. Os originais deverão ser enviados para a sede da Secretaria Municipal de Educação (Av. Tubertino Rios, nº367, Setor Central, CEP. 73.330.000 Jaraguá – Goiás).
DE 14 DE NOVEMBRO A 23 DE NOVEMBRO
Final do prazo para que a Comissão de Seleção, formada pela Secretaria Municipal de Educação, realize as correções das redações, indicando o 1º lugar e o vencedor final.
DIA 27 DE NOVEMBRO (terça-feira)
Divulgação e entrega dos prêmios aos vencedores e exposição dos trabalhos realizados no desenvolvimento do Projeto.
Local: PALÁCIO DA EDUCAÇÃO SOLÓN BATISTA
Horário da exposição dos estandes: 8 às 11h e 13 às 17hora
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